Por Sempre Floripa
 
  Ponte Hercílio Luz  
     
     
 
 
     
  Ponte Hercílio Luz <<
   
  Simbolo e cartão postal da ilha
   
 

Uma das maiores pontes pênseis do mundo teve sua construção iniciada em 14 de novembro de 1922 e foi inaugurada a 13 de maio de 1926. O comprimento total é de 819,471m, com 259m de viaduto insular, 339,471m de vão central e 221m de viaduto continental. A estrutura de aço tem o peso aproximado de 5.000 toneladas, e os alicerces e pilares consumiram 14.250m³ de concreto. As duas torres medem 75 m, a partir do nível do mar, e o vão central tem altura de 43m.

A ponte foi projetada e construída durante o governo de Hercílio Luz. O idealizador não viu seu sonho ser concluído, pois morreu em 1924, doze dias depois de inaugurar uma ponte pênsil de madeira, construída na Praça XV especialmente para o ato simbólico. A ponte representou a consolidação de Florianópolis como a capital dos catarinenses, pois na época discutia-se a necessidade de transferir a capital para o interior do Estado, devido principalmente a falta de via física entre a Ilha e o continente, feito até então através de balsas. A ponte que seria chamada de Independência, ganharia mais tarde o nome do seu idealizador.

Por medida de segurança a ponte foi interditada em 1982, sob risco de desabamento. Atualmente está em processo de reforma com perspectivas de reabrir novamente para o trânsito de pedestres e veículos de pequeno porte. Na parte insular, abaixo da ponte está o Museu de Armas Major José Lara Ribas

   
 
 
 
 
     
Por Sempre Floripa
 

www.porsemprefloripa.com.br | info@porsemprefloripa.com.br | Todos os direitos reservados