Por Sempre Floripa
 
  Palácio Cruz e Sousa  
     
     
 
 
     
  Palácio Cruz e Sousa <<
   
  Antigo Palácio de Governo
   
 

Criado pela Lei Estadual nº 5.476, de 4 de outubro de 1978, o Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC) teve sua abertura na Casa da Alfândega, em Florianópolis, realizada em 2 de março de 1979, conforme termo de abertura assinado pelo Secretario da Educação e Cultura, Professor Márcio Cesar Moraes.  Na época o governador de estado era o advogado e museólogo Antônio Carlos Konder Reis.

Bem logo se mudou para o antigo Palácio do Governo. O Palácio Cruz e Sousa, como é conhecido, recebeu esse nome em homenagem ao grande poeta simbolista brasileiro, nascido em 24 de novembro de 1861 na antiga Desterro.

Dois fatos políticos marcaram o edifíco. O primeiro foi a Revolução Federalista, onde o prédio foi disputado por opositores ao governo republicano. O segundo foi a famosa novembrada (1979), manifestação popular contra o governo de João Figureiredo, que marcava o fim da ditadura militar no Brasil.

O acervo do museu começa por sua estrutura física, devido a sua importância histórica e arquitetônica. Reformado entre 1894 e 1898, no governo de Hercílio Luz, o prédio perdeu as características coloniais originais, assumindo a forma eclética atual. No seu interior, chama a atenção a majestosa escadaria em mármore de Carrara, as estátuas de cavaleiros medievais e os vitrais em art-nouveau. Dez estátuas alegóricas esculpidas pelo artista italiano Gabriel Silva ornamentam a parte externa do prédio, coroando as platibandas. Entre elas, a padroeira do estado, Santa Catarina; a ninfa evocativa dos mares, Anfitrite; e o deus mitológico Mercúrio, compondo com duas barricas, alegoria alusiva ao comércio e à indústria catarinenses, respectivamente, sendo o último localizado no alto da fachada lateral, à direita. Os ladrilhos da calçada à frente do palácio foram importados e assentados no ano de 1910.

As peças que compõem a coleção do museu são, em sua maioria, obras de arte, documentos, móveis e utensílios que compunham o cotidiano político da capital.

Praça XV de Novembro, 227, Centro.
Tel: (48) 3028-8091/ 3028-8092.
E-mail: mhsc@fcc.sc.gov.br
www.mhsc.sc.gov.br

 

Fontes: 

Fundação Catarinense de Cultura

 

Prefeitura Municipal de Florianópolis

   
 
 
 
 
     
Por Sempre Floripa
 

www.porsemprefloripa.com.br | info@porsemprefloripa.com.br | Todos os direitos reservados