Por Sempre Floripa
 
  HISTÓRIA DE FLORIANÓPOLIS   Versión en Español English Version - Florianópolis History
 
   
  Florianópolis é uma paisagem de sonho, povoada por barcos de pesca, rendeiras, um rico folclore e vilarejos repletos de tradição e história, onde o moderno une-se ao histórico.  
 
 
Florianópolis
 

Não é de hoje que Florianópolis encanta. Os primeiros habitantes da região, os índios tupis-guaranis, já sabiam bem que a ilha oferecia recursos de sobra ara sua subsistência - baseada na agricultura, pesca, e coleta de moluscos.

Em 1514, os portugueses chegaram a região e, como todos os que passam por aqui, ficaram maravilhados com a beleza intocada do local, batizando-o de Ilha dos Patos. Alguns anos mais tarde, a ilha foi rebatizada como Ilha de Santa Catarina.

Foi somente em 1673, com a chegada do bandeirante Francisco Dias Velho, que a ilha de Santa Catarina começou a ser oficialmente povoada. Cerca de cinquenta anos depois, o povoado já foi alçado a categoria de vila, ganhando o nome de Nossa Senhora de Desterro. Na época os conflitos territoriais e a disputa de terras entre Portugal e Espanha ainda eram constantes. Por isso, devido à sua posição estratégica na defesa do território meridional do Brasil, a partir de 1738 a ilha passou a ser ocupada militarmente. É deste período que datam as construções de grandes fortalezas, necessárias à defesa da região, como as de Santa Cruz, São José da Ponta Grossa, Santo Antônio e Nossa Senhora da Conceição da Barra Sul. Atualmente, as construções permanecem como testemunhas de grande valor histórico desta fase.

A partir de meados do século XVIII, o local passou a receber uma expressiva quantidade de imigrantes açorianos, incentivados pela Coroa Portuguesa como forma de aliviar o excedente populacional. Com isso, prosperaram a agricultura e a indústria manufatureira de algodão e linho, que podem ser vistas até hoje na confecção artesanal de rendas.

Em 1823, a cidade tornou-se capital da Província de Santa Catarina e passou a receber investimentos federais, entrando em uma época de prosperidade e crescimento. Com o fim da Revolução Federalista, em 1894, finalmente recebeu o nome de Florianópolis, em homenagem ao então presidente Floriano Peixoto.

Ao entrar no século XX, Florianópolis, passou por profundas transformações, com um de seus pilares econômicos na construção civil. Foram implantadas redes básicas de energia elétrica, sistema de fornecimento de água e rede de esgotos. Em 1935 foi construída a Ponte Hercílio Luz, em homenagem ao então governador. A obra figura até hoje como o principal cartão postal da cidade e marco do desenvolvimento urbano.

Fonte: Prefeitura Municipal de Florianópolis

 
VEJA TAMBÉM
 
dotFolclore e Cultura Local: Pesca da Tainha  
dotFolclore e Cultura Local: Boi de Mamão
 
 
     
Por Sempre Floripa
 

www.porsemprefloripa.com.br | info@porsemprefloripa.com.br | Todos os direitos reservados